05/01/2009

Introdução ao Pole Dance


Após a novela Duas Caras uma atividade tem atraído a atenção do público feminino. Que mulher não sonhou em ser como a belíssima personagem da Flávia Alessandra e fazer diversas performances no mastro? Mas o Pole Dance é muito mais antigo que a novela veiculada na TV Globo. Entretanto, há de se convir, que depois da novela o assunto literalmente caiu na boca do povo e muitas mulheres tomaram coragem e decidiram aprender esta arte, que mistura dança, sensualidade e movimentos acrobáticos no mastro.

Conhecido como uma dança praticada por strippers, o Pole Dance sempre foi alvo de preconceitos. Mas, ao contrário do que a maioria acredita a origem desta atividade vem principalmente da Índia, mais precisamente no século XII, e consistia na prática de exercícios de ioga em um varão de madeira ou em uma corda suspensa. O nome da forma rudimentar do Pole Dance era Mallakhamb.

A medida que os anos foram passando, na época da Grande Depressão Americana (1929), os circos passavam pelas cidades com dançarinas fazendo o famoso Hoochi Coochi, nome criado por causa do movimento que elas faziam com os quadris de forma sensual. Estes shows eram realizados em tendas, e por causa da proximidade do palco com o mastro que segurava a tenda, estas dançarinas começaram a interagir com o poste durante as coreografias.

O Pole Dance então, seguiu dos circos para os cabarets. O primeiro show de pole como conhecemos hoje foi realizado pela dançarina Belle Jangles, em 1968, no clube de striptease Mugwump, em Oregon. Depois disto, muito pouco se comentou sobre Pole Dance. Somente a partir de 1980, após a popularização do striptease e do Pole Dance no Canadá e nos EUA, é que começou-se a reunir registros da atividade.

As primeiras pole dancers a trazerem para as mulheres que não eram strippers a realidade da dança do poste foram a canadense Fawnia e a famosa Kate Coast, na década de 90. Desde então a atividade passou a ser vista como uma possibilidade de manter a forma, e não de prostituição. Fawnia produziu também o primeiro DVD com instruções para a prática dos exercícios e acrobacias, que não perderam a sensualidade, e mesclaram a dança e a ginástica.

Hoje, muitas mulheres já procuram o Pole Dance em academias aqui no Brasil, onde a atividade só se tornou pública após a novela. Dentre as Pole Dancers brasileiras podemos destacar a Alexandra Valença - professora da atriz Flávia Alessandra, a Grazzy Brugner - que inaugurou o primeiro estúdio só de pole do Brasil, em Curitiba, a professora Vanessa Costa, no Rio de Janeiro e as paulistanas Renata Wilke e Maruska. Uma outra brasileira faz sucesso com o Pole Dance na Argentina, Elisângela dos Reis.


Veja no próximo post alguns movimentos do Pole Dance

3 comentários:

Pole Dance News disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Anônimo disse...

Parabéns pelo site. É mais um veículo de comunicação entre as Pole Dances do Brasil, o que contribui para promover uma integração do grupo enquanto classe, e para o crescimento do próprio pole dance.

Unknown disse...

GOSTARIA DE OBTER ENDEREÇOS DE ONDE POSSO APRENDER A FAZER POLE DANCER, OBRIGADO

Postar um comentário

 

©2009 Pole Dance News | by TNB